
Sancionada sem vetos pelo Executivo Municipal e publicada no Diário Oficial do Município (DOM), no dia 15 de abril, a Lei nº 1.899/2024, de autoria do chefe do Legislativo, o vereador Flávio Matos (União Brasil), que torna a Associação Empresarial do Poloplast de Camaçari (AEPC) uma entidade de utilidade pública.
A concessão do título de utilidade pública à AEPC representa uma série de benefícios para a entidade, como a possibilidade da inscrição em editais públicos para receber recursos financeiros ou mesmo a confecção de projetos específicos para a captação de verba que apoie ações socioeconômicas que impactem o desenvolvimento local.
Os avanços para o setor econômico da cidade foram observados com bons olhos pelo autor da proposta do projeto de lei. “Incentivos como esse nos traz uma sensação de que estamos no rumo certo do crescimento de todo setor econômico da nossa cidade. A Câmara tem o papel fundamental de criar leis que impulsionem a atividade econômica do nosso município e coloque as empresas que operam aqui em destaque, como foco no crescimento e valorização constante”, pontuou Flávio.
Aspectos como empregabilidade e geração de renda são tidos como essenciais para a garantia de uma economia pujante e de crescimento contínuo, segundo Flávio. “Essa é uma preocupação nossa, fazer a economia crescer como números expressivos, atrair novos negócios e gerar mais oportunidades de emprego e renda para os homens e mulheres da nossa cidade. Mais emprego significa mais poder de compra, mais dinheiro circulando no comércio local e mais qualidade de vida para o nosso povo”, destacou.
O diretor presidente da AEPC – Polo Plástico, Fernando Muniz, destacou a relevância desse novo momento das indústrias locais. “O Título de Utilidade Pública concedido por lei municipal reconhece e chancela a importância da nossa entidade para o desenvolvimento econômico e social de Camaçari e toda a região. Esse fortalecimento da representação empresarial impulsiona o crescimento, atrai maiores investimentos, gera riquezas, mais emprego e renda para a população. Além disso, possibilita que a instituição celebre parcerias com o poder público, para execução de projetos de cunho social, dentre outros”.

Para Muniz, “a AEPC agora se projeta no cenário nacional e internacional, credenciando-se na articulação para atração de novos investimentos e empresas ao Polo Plástico de Camaçari. A certificação quanto à sua finalidade pública evidencia para o investidor que a cidade pulsa desenvolvimento”, disse.

Renato Braga, diretor executivo da AEPC – Polo Plástico, falou sobre esse reconhecimento. “Este é um marco muito importante para a AEPC (Associação Empresarial do Poloplast de Camaçari). Isso sem dúvida nos coloca em outro patamar, com maior visibilidade e força de atuação dentro e fora do Polo, inclusive junto à comunidade. Permitirá melhor acessibilidade na captação de recursos, que nos permitirão alavancar projetos importantes para o setor e a sociedade, além de aumentar nossa representatividade perante as indústrias, tornando o nosso polo ainda mais atrativo a novos investimentos e empresas que pretendam aqui se instalar. É com muita satisfação e agradecimento que recebemos o Título de Utilidade Pública”, afirmou.
Fundada em 2005, a AEPC – Polo Plástico representa os interesses das empresas instaladas no complexo industrial Poloplast de Camaçari, que conta atualmente com mais de 35 e cinco negócios, empregando direta e indiretamente cerca de 3.500 trabalhadores e trabalhadoras, atuando no desenvolvimento sócio econômico do município.

Imagem da planta industrial da Nordeste Fortlev, Polo Plástico Camaçari.
Com a AEPC, o ambiente industrial do Polo Plástico passou a ter dinamismo e maior protagonismo junto à Administração Pública Municipal, a exemplo da firmação e assinatura do “PACTO PELO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL DE CAMAÇARI”, no ano de 2006, que resultou em diversas obras de infraestrutura em todo o complexo industrial, o que possibilitou a manutenção e ampliação de postos de trabalho, além de atuação em áreas sociais.
Por falar em social, a AEPC consolida uma agenda propositiva para os trabalhadores e trabalhadoras das empresas associadas, através de ações afirmativas locais, com a prática de esportes coletivos, a exemplo do futebol, com o “Campeonato do Poloplast”, participação em eventos promovidos por entidades filantrópicas, apoiando diretamente projetos que busquem reduzir as desigualdades e promoção do bem-estar da população.
Acompanhe as nossas ações através das redes sociais (Instagram e Facebook) e pelo site www.aepccamacari.com.br .

