
O novo zoneamento para o Polo Plástico foi um dos temas debatidos na nona audiência pública do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Camaçari (PDDU), ocorrida nessa quinta-feira (05/10) no auditório do Teatro Alberto Martins, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (SEDUR).
Como um dos principais complexos industriais da cidade, que gera emprego e renda para milhares de trabalhadores e trabalhadoras de Camaçari e região metropolitana de Salvador, o Polo Plástico busca ampliar, através da AEPC, o seu protagonismo no desenvolvimento econômico e social. O novo PDDU proposto para o município pode colaborar diretamente com esse objetivo.
Representada pelo seu diretor presidente na audiência pública, o Dr. Fernando Muniz esboçou à mesa de trabalho e plenária a relevância do Polo Plástico na economia estadual, bem como as necessidades primárias de todo o complexo industrial, sugerindo adaptações ao projeto apresentado pelo consórcio responsável quanto ao estudo e elaboração da revisão do PDDU. “Precisamos pensar em um novo Poloplast, um ambiente industrial especialmente incentivado, que possa atrair mais investimentos públicos e privados, garantindo condições para a instalação de um maior número de empresas, aumentando a empregabilidade e o desenvolvimento. A busca por novas matrizes econômicas é essencial para o crescimento, mas deve ocorrer de maneira conexa àquela que protagoniza a indústria da cidade”, disse Muniz.
A Secretária de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (SEDUR) de Camaçari, Dra. Andréa Montenegro, que lidera todo o processo de revisão do PDDU da cidade, pode enfatizar “ser objetivo da gestão municipal capitaneada pelo Prefeito Elinaldo Araujo, inclusive da sua pasta, colaborar com o desenvolvimento econômico e social, gerando emprego e renda para o cidadão e cidadã camaçarienses, e que demandas como as do Polo Plástico revelam a necessidade de aprimoramento das existentes ferramentas legais municipais de urbanização, assim como está se propondo com o novo Plano Diretor, e que o complexo empresarial está sendo tratado com muita importância”.
Por determinação da Secretária da SEDUR, a equipe técnica que assessora a elaboração da revisão do PDDU se reunirá com a representação da AEPC na próxima semana para tratar da pauta relativa ao Polo Plástico, especialmente quanto ao pleito de novo zoneamento de expansão para o ambiente de indústrias.

