A Ford e o Governo do Estado da Bahia acordam a reversão da propriedade da fábrica de Camaçari, possibilitando “liberação imediata” para instalação da BYD.

Compartilhe

Foto: Feijão Almeida/GOVBA

A Ford chegou a um acordo e anunciou oficialmente a reversão da fábrica de Camaçari ao governo do Estado da Bahia, assinando o contrato na quarta-feira (4), liberando de forma imediata o espaço que será ocupada pela BYD, gigante chinesa do setor de energia limpa, para produzir veículos elétricos e baterias.
A BYD confirmou o lançamento da pedra fundamental da fábrica em Camaçari para o dia 9 de outubro, que contará com a presença do fundador e CEO Global da BYD, Wang Chuanfu, e da CEO BYD Américas, Stella Li. Também estará presente o vice-presidente, Geraldo Alckmin, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, entre outras autoridades.
O projeto prevê três unidades de produção, onde serão montados carros elétricos e híbridos, baterias, caminhões e ônibus elétricos. A expectativa é que a fábrica gere cerca de 2 mil empregos diretos e indiretos e tenha capacidade para produzir 40 mil veículos por ano.
As operações da nova fábrica estão programadas para iniciar no último trimestre de 2024 ou no primeiro de 2025.

Rolar para cima