
A diretoria da AEPC – Polo Plástico reuniu-se na última quinta-feira (15/05) com o comando da CIPE – Polo Industrial para tratar sobre a ampliação das ações voltadas à segurança pública no complexo empresarial. O encontro ocorreu na sede da Martins, e contou com a presença de diversos empresários e profissionais das empresas.

Imagem: Representantes das empresas e o comando da CIPE – Polo Industrial.
A Companhia Independente de Policiamento Especializado do Polo de Camaçari – CIPE Polo foi criada em 2008 para atender a região em torno do Complexo Industrial, mas suas atribuições foram ampliadas, e hoje atende não só ao complexo, mas a toda Região Metropolitana de Salvador.
Os empresários pontuaram as preocupações com a segurança na localidade, que tem sido alvo de constantes ocorrências relacionadas a furtos de materiais e equipamentos, além de roubos de transeuntes, situação que obriga, por um lado, o aumento do investimento para ampliação da vigilância, dentre outros.
À frente da CIPE – Polo Industrial, o comandante Major Carlos Vinicius de Almeida Campos destacou o conceito e atuação histórica da companhia no complexo industrial de Camaçari e toda a região metropolitana de Salvador, inclusive como força complementar de atuação do Estado no combate à criminalidade, evidenciando, em números, resultados no enfrentamento da violência.

Imagem: Major Carlos Vinicius de Almeida Campos abordando aspectos da CIPE – Polo.
Major Carlos Vinicius ainda complementou, afirmando que desde a primeira reunião com a diretoria da AEPC, em 2023, a CIPE – Polo Industrial tem sido frequente nas rondas diurnas e noturnas no Polo Plástico de Camaçari, com diversas abordagens, especialmente nos horários de troca de turnos nas fábricas, garantindo maior sensação de segurança aos usuários do serviço público. Porém, determinou que a companhia aumente a frequência das viaturas e policiais na região, como forma de atender ao complexo empresarial.
Na oportunidade, o diretor presidente da AEPC – Polo Plástico – Fernando Muniz – esclareceu aos presentes sobre as iniciativas que a instituição está encampando nesse ambiente da segurança, a exemplo do estudo para implementação de novo sistema de monitoramento das vias internas e externas do complexo industrial, mais o pedido feito junto à Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP) para compartilhamento das imagens com o sistema policial.

Imagem: Dirigentes da AEPC – Polo Plástico, da Martins e comando da CIPE – Polo Industrial.
Fernando enfatizou também que a “Comissão de Segurança do Polo Plástico” analisa propostas para implementação de segurança privada complementar em todo o ambiente empresarial, que atuará na fiscalização de acessos à localidade, bem como na prevenção de incidentes, seguindo um modelo já implementado no Polo Industrial de Camaçari.
Em visita ao Polo Plástico, o procurador jurídico no município de Cachoeira, Dr. Adailton Lima, que participou do encontro, parabenizou os esforços das empresas em colaborar com a segurança pública do Estado, bem como o apoio e atenção habitual da atuação da CIPE – Polo Industrial nesse ambiente de produção econômica e de geração de empregos. Para ele, “ações como as que estão sendo discutidas na ocasião revelam o grau de maturidade e compromisso dos protagonistas do desenvolvimento econômico da cidade e da região, o que com certeza trará resultados mais positivos em curto espaço de tempo, modelo de debate que ele tende a levar consigo para outros locais”.
Gilson Palmezano Duarte, gerente geral da unidade da Martins em Camaçari, comentou sobre a pauta do Polo Plástico, destacando a importância do diálogo contínuo com as forças policiais do Estado. Além disso, ele também enfatizou a necessidade de maior frequência da CIPE – Polo Industrial na localidade, colocando-se à disposição para colaborar com os trabalhos que atualmente estão sendo realizados.

Imagem: Viatura da CIPE – Polo Industrial em abordagem no Polo Plástico de Camaçari.
As partes ajustaram que após a reunião com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP) serão divulgadas novas agendas para a temática da segurança pública.

