
A diretoria da AEPC – Polo Plástico de Camaçari participou, no último dia 6, da cerimônia de entrega de certificados de conclusão do curso de requalificação dos primeiros 500 profissionais do Programa QUALIFICA BAHIA, voltados para a indústria automotiva, que agora estarão habilitados a uma recolocação no mercado de trabalho.

O evento ocorreu na cidade de Camaçari, e contou com a presença do Secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) da Bahia – Davidson Magalhães -, do deputado federal Daniel Almeida (PcdoB), além de representantes de indústrias, a exemplo do Rodrigo Rosseto, gerente de RH da BYD, do Julio Bomfim, pelo sindicato dos metalúrgicos, e a sociedade civil organizada.

Foto: da esquerda para a direita, Rodrigo Rosseto (RH, BYD), o deputado federal Daniel Almeida (PcdoB), Júlio Bomfim (STIM Camaçari), e Fernando Muniz (diretor presidente da AEPC – Polo Plástico).
O Programa QUALIFICA BAHIA é uma promoção do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego Renda e Esporte (SETRE), em parceria com o SENAI Camaçari, cujo objetivo é o de (re)qualificar profissionais que concorrerão, posteriormente, às vagas que serão abertas na montadora chinesa de carros elétricos BYD – Build Your Dreams.

Artur Figueiredo dos Santos, 22 anos, já trabalhou como inspetor de qualidade na fábrica da Ford. Agora, ele está no curso de manutenção e mecânica de máquinas industriais. “Esse curso representa uma oportunidade enorme pra mim, primeiro por eu ser jovem ainda, e estar me qualificando para o mercado de trabalho. E quem sabe, depois, sendo um dos aprovados na seleção da BYD, me qualificar ainda mais, fazendo cursos de inglês, engenharia”.
O diretor regional do SENAI Bahia, Evandro Mazo, ressaltou a importância dos novos cursos para as cidades do futuro. “Esses cursos começam a desenhar soluções educacionais para os futuros trabalhadores da BYD. Esse é um desafio pra gente porque é uma agenda que conecta com a agenda do futuro que é a eletrificação da mobilidade urbana e além dos carros e ônibus, outros veículos que vão proporcionar as cidades inteligentes do futuro e porque não dizer do agora”, disse.
Para Fernando Muniz, diretor presidente da AEPC – Camaçari, o programa de requalificação profissional acena positivamente para o processo de reindustrialização do país, especialmente a nossa cidade, que sofreu com o impacto do fechamento da montadora Ford. Além disso, “evidencia o potencial de resiliência e altivez que o setor empresarial local detém, demonstrando a capacidade de recuperação econômica e profissional no pós pandemia”.
A AEPC – Polo Plástico também mantém agenda similar com o SENAI Bahia, objetivando a qualificação da mão-de-obra, e possibilitando a inserção de jovens, pais e mães de família no mercado de trabalho.
Acesse www.aepccamacari.com.br e saiba mais sobre as ações da AEPC.
Fonte colaborativa: Ascom Setre.

