AEPC participa da cerimônia de lançamento da Pedra Fundamental da BYD em Camaçari.

Compartilhe

A diretoria da AEPC participou nessa segunda-feira (09/10) da cerimônia de lançamento da “pedra fundamental” da montadora chinesa de veículos elétricos Build Your Dreams (BYD) em Camaçari.

O evento ocorreu no antigo complexo Ford, que recentemente foi repassado pelo Governo da Bahia, reunindo diversas autoridades federais, estaduais e municipais, a exemplo do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin.

De acordo com o governo, mais de cinco mil empregos diretos serão gerados pela BYD. A empresa investirá R$ 3 bilhões para instalar as três fábricas. A expectativa é iniciar a produção entre o fim de 2024 e o começo de 2025, com capacidade estimada de 150 mil veículos por ano, na primeira fase de implantação.

“Nós estamos vendo os investimentos possíveis da BYD para toda uma cadeia da produção automobilística, com a possibilidade de mais de cinco mil postos de emprego. Nós poderemos triplicar isso porque, com certeza, a cadeia dos postos de abastecimento, concessionárias, alimentação, saúde do trabalhador, toda ela será movimentada na Região Metropolitana de Salvador, em Camaçari,” afirmou o governador Jeronimo Rodrigues.

Renato Braga, diretor executivo da AEPC, comemorou a repercussão do evento. “A chegada da BYD sinaliza um novo e próspero momento econômico para Camaçari e toda a Bahia. O Polo Plástico, que já abrigou diversas outras empresas sistemistas na época da Ford, apresenta-se novamente como local mais propício para instalação das parceiras da montadora”, disse.

Para Ione Macedo, diretora financeira da AEPC, “a Bahia e principalmente Camaçari comemoram a vinda da BYD. Emprego e renda serão gerados. A economia da cidade será impulsionada. O Polo Plástico anseia pelos investimentos. Estamos preparados”, afirmou.

O diretor presidente da AEPC, Fernando Muniz, ressaltou a importância da chegada da BYD em Camaçari. “Esse ato simbólico deve reverberar muito positivamente no atual cenário econômico do município e Estado da Bahia. A expectativa de produção de veículos elétricos para o ano de 2024 evidencia que o Polo Plástico está na direção mais correta, reestruturando-se para abrigar novos investimentos”, disse Muniz.

Além do governador o ato simbólico contou com a presença dos ministros da Casa Civil, Rui Costa, e das Comunicações, Juscelino Filho, do CEO Global da BYD, Wang Chuanfu, da CEO BYD Américas, Stella Li, do prefeito da cidade de Camaçari Elinaldo Araujo e do secretário de Relações Institucionais do Estado da Bahia, Luiz Caetano.

Rolar para cima