O Senai Cimatec, em colaboração com o Cofic e empresas parceiras, celebrou a graduação de 40 novos Operadores de Processos Químicos e Petroquímicos. Após um processo seletivo rigoroso, esses estudantes concluíram um programa de 580 horas, incluindo visitas e palestras nas empresas do Polo Industrial de Camaçari, e receberam suas certificações em 18 de outubro, no auditório do Cimatec 2. Eles agora estão prontos para ingressar no mercado de trabalho e atender às futuras necessidades das empresas no maior complexo industrial da América Latina.
Bertrand Carneiro, líder de Desenvolvimento de Pessoas da Tronox e coordenador da Comissão de RH do Cofic, destacou que esse curso resulta do alinhamento da experiência do Senai na formação de profissionais com as atuais demandas das indústrias químicas e petroquímicas do Polo, visando aprimorar a competitividade. Além disso, Nayara Oliveira, coordenadora dos cursos técnicos e de qualificação profissional da área de Química e Petroquímica do Senai Cimatec, mencionou que o programa contou com o apoio do Cofic e bolsas de estudo financiadas por sete empresas parceiras (Basf, Braskem, Cetrel, Elekeiroz, Emca, Oleoquímica e Oxiteno). A expectativa é que esses graduados atendam às necessidades das empresas do Polo, atuando no controle de processos nas áreas de Química e Petroquímica. Bertrand Carneiro enfatizou ainda a importância da colaboração entre escolas e empresas na formação de novos profissionais, ressaltando os diversos programas, como estágios, trainees e cursos de formação, que ampliam a sinergia entre essas partes.
Nessa mesma diretriz, a AEPC encampou neste mês de outubro agenda junto ao Senai Cimatec e Sesi Bahia para firmação de parcerias que possibilitem um maior desenvolvimento das empresas e qualificação técnica de trabalhadores e trabalhadoras do Polo Plástico. O objetivo é posicionar o complexo empresarial em patamar de destaque nas áreas de educação tecnológica, saúde e segurança do trabalho.

