
Na última quinta-feira (19/10), a diretoria da AEPC esteve reunida com a superintendência do SESI Bahia para tratar sobre projetos nas áreas de educação, saúde e segurança no trabalho para as empresas do Polo Plástico de Camaçari. O encontro ocorreu na sede da FIEB – Federação das Indústrias do Estado da Bahia, em Salvador.
Concebido na década de 1940, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o SESI foi criado em 1º de julho de 1946, conforme Decreto Lei nº 9.403, de 25 de junho do mesmo ano, com a finalidade de estudar, planejar e executar medidas que contribuam, diretamente, para o bem-estar social dos trabalhadores da indústria e atividades assemelhadas. O Serviço Social da Indústria é uma entidade de direito privado e tem como fonte de custeio receitas próprias e compulsoriamente arrecadadas das empresas industriais. Na Bahia, o SESI iniciou suas atividades em 1948, atuando, portanto, há 75 anos, e vem adequando sua atuação nas áreas de Educação, Cultura, Saúde, Segurança no Trabalho de modo a cumprir sua missão, apoiando a competitividade da indústria baiana, ao tempo em que educa e cuida da qualidade de vida dos indivíduos que atende (trabalhadores, dependentes e sociedade).
A reunião contou, por parte do SESI/BA, com a presença do diretor superintendente Armando Alberto da Costa Neto, e do gerente comercial André Luiz Pousada Bautista. Pela AEPC, o diretor presidente Fernando Muniz, acompanhado da diretora financeira Ione Macedo e dos conselheiros Rui Vasconcelos e Nixon Carvalho.
Foram apresentados pelos representantes da instituição os principais programas/serviços existentes no SESI na atualidade, a exemplo do “SESI Viva+” (relacionado à Gestão de SST), do “SESI Saúde”, da “EJA – Educação de Jovens e Adultos”, também a “Escola SESI de Gestão em Saúde e Segurança no Trabalho”, oferecidos pelo SESI na cidade de Camaçari e, especialmente, o “SESI Saúde Acolhe”, voltado para a atenção primária em saúde dos(as) trabalhadores(as) e dependentes das indústrias, com destaque para o novo e moderno “Instituto SESI de Saúde e Segurança no Trabalho”, localizado em Salvador, ao lado da Escola SESI Djalma Pessoa e do SENAI Cimatec.
O diretor superintendente do SESI/BA, Armando Alberto da Costa Neto, destacou que “o objetivo principal do SESI é colaborar para a transformação de vidas, estabelecer parcerias para criar uma indústria muito mais competitiva, além de promover soluções com alto padrão de qualidade em Educação e em Saúde e Segurança, proporcionando ambientes seguros e trabalhadores saudáveis e produtivos”, enfatizou.
Já o gerente comercial do SESI/BA, André Luiz Pousada Bautista, complementou aos presentes sobre “a importância de estabelecer parceria com a AEPC, visando identificar as principais necessidades das indústrias de plásticos de Camaçari e oferecer soluções do SESI mais aderentes à realidade das indústrias deste segmento”.
Para Ione Macedo, diretora financeira da AEPC, “a parceria com o SESI Bahia trará inúmeros benefícios ao Polo Plástico, principalmente nas áreas de educação e saúde. Investir no desenvolvimento profissional e bem-estar dos trabalhadores deve ser pauta contínua da associação. Nós que já colhemos bons frutos com a dinâmica implementada pelo SESI queremos que as demais empresas possam melhorar seus indicadores produtivos através dessas ferramentas de colaboração”, afirmou.
Para Rui Vasconcelos, conselheiro da AEPC, “investir em saúde e segurança do trabalho sempre foi um dos pilares fundamentais da nossa empresa, e o SESI Bahia é o parceiro ideal para que possamos ter ações e procedimentos internos seguros, orientados por profissionais gabaritados e experientes no mercado, o que traz mais segurança jurídica para a Organização”, destacou.
Os projetos de interesse das indústrias serão abordados dentro da Comissão de RH do Polo Plástico nas próximas semanas. A ideia é que, em curto espaço de tempo, seja formatada proposta de parceria global ao complexo empresarial, atendendo a todos(as) associadas da AEPC.
A visita de uma comitiva do Polo Plástico (AEPC) ao Instituto SESI de Saúde e Segurança no Trabalho será agendada entre as partes para o próximo mês de novembro, com o intuito de melhor conhecer a estrutura e equipamentos fornecidos pelo SESI, bem como aproximar ainda mais as empresas do Polo à instituição.

