Polo Industrial Plástico de Camaçari realiza agenda com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia e nova Gestão Municipal.

Compartilhe

Nesta quarta-feira (27), a AEPC – Polo Industrial Plástico de Camaçari promoveu agenda afirmativa do setor produtivo com os representantes do Governo do Estado da Bahia e também da nova Gestão Municipal, que tomará posse em janeiro de 2025. O evento ocorreu na sede da empresa Martins e reuniu empresários, o Secretário de Desenvolvimento Econômico (SDE), deputado Ângelo Almeida (PSB/BA), o prefeito eleito Luiz Caetano (PT/BA), a vice-prefeita eleita Pastora Dea Santos (PSB/BA) e demais autoridades locais.

Durante o encontro, o presidente da AEPC – Fernando Muniz – apresentou dados que destacam a importância do Polo Plástico para o desenvolvimento econômico municipal e estadual, além de apresentar as principais demandas ao Estado da Bahia (através da SDE), bem como a necessidade de integração das ações com a Prefeitura. 

O objetivo central da reunião foi debater questões essenciais para o desenvolvimento do Polo Plástico, estreitando a relação entre os setores público e privado. Foram discutidas ações estratégicas para fortalecer o ambiente de negócios, atração de investimentos e melhoria da infraestrutura local. Buscou-se o alinhamento entre as partes envolvidas, garantindo que projetos e políticas públicas atendam às necessidades do setor econômico, com foco no crescimento sustentável de Camaçari. O diálogo construtivo promovido fortaleceu as bases para um desenvolvimento mais integrado e eficaz. 

Entre as demandas apresentadas à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), destacam-se: questões tributárias e fiscais, como o (i) diferimento de ICMS para aquisição de embalagens e (ii) maior agilidade na análise de pedidos de restituição de ICMS; (iii) ampliação das saídas logísticas no Polo Industrial de Camaçari; (iv) disponibilização de linha de crédito subsidiada para novos equipamentos; (v) criação de política fiscal para produção sustentável (economia circular); (vi) extensão do convênio CIPE – Polo Industrial para o Polo Plástico, através da AEPC; e (vii) apoio junto à Prefeitura para a melhoria da infraestrutura do complexo empresarial, incluindo pavimentação das vias, calçadas, iluminação pública e transporte público. 

O presidente da AEPC – Fernando Muniz – enfatizou o momento. Para ele, “pela primeira vez em 20 anos de existência da AEPC, um secretário de estado vem ao Polo Plástico, juntamente com a sua equipe técnica, para ouvir e tratar as demandas do setor produtivo. De fato, marca um ponto bastante simbólico na história do complexo empresarial e da cidade de Camaçari, elevando ainda mais a importância da nossa atuação”. 

Para Muniz, “as empresas do Polo Plástico fazem parte do desenvolvimento econômico e social da cidade e do estado da Bahia, gerando riquezas, empregando milhares de pais, mães e jovens, garantindo distribuição de renda através do trabalho digno, atuando em questões ambientais, dentre outros, o que destaca a importância da instituição AEPC frente aos atores políticos”.

O Secretário de Desenvolvimento Econômico (SDE), deputado Ângelo Almeida (PSB/BA), destacou a importância dessa agenda com o Polo Plástico. Para ele, “com o apoio do prefeito eleito, Luiz Caetano, e de sua vice-prefeita, Pastora Déa Santos, aliado à determinação do governador Jerônimo Rodrigues, para que o diálogo com o setor produtivo esteja sempre aberto, visando o maior desenvolvimento da região, essa é a primeira abertura do debate franco e saudável entre com a classe empresária local e que as demandas afetas à pasta serão tratadas pela equipe técnica. Aquilo que for de competência do município, também receberá a atenção da SDE, juntamente com a nova gestão, para solucionar e criar melhores oportunidades”.

O prefeito eleito de Camaçari – Luiz Caetano – pontuou a importância dessa agenda positiva do Polo Plástico de Camaçari, garantindo que o seu governo será feito para os que mais precisam, em conjunto com o setor produtivo da cidade. Para ele, “assim como o COFIC, o CIMATEC e a AEPC, a gestão municipal deve caminhar com ações integradas entre o setor público e o privado, aumentando as oportunidades, capacitando e desenvolvendo as pessoas, para que elas possam ocupar os cargos disponíveis pelas indústrias. Seu compromisso é transformar e elevar Camaçari à condição de uma cidade desenvolvida, aproveitando a oportunidade que a BYD trará para o estado como um todo”.

O encontro contou ainda com a participação de representantes de empresas do setor privado, como Amvox, APS Palletes, CPA, Eco Global, Expresso Nepomuceno, Headplast, Hober Bahia, Martin Sprocket, Martins, Naturalle, Norpack/Prismapack, Produmaster, Quimivita, RBS Brasil, Sol Embalagens, TLL Transportes, Megaplast e Valgroup BA. Também estiveram presentes representantes da nova Gestão Municipal: Luiz Caetano, prefeito eleito de Camaçari, Déa Santos, vice-prefeita eleita, e os vereadores Tagner Cerqueira, Dentinho do Sindicato, Dílson Magalhães, Júnior Borges e Fátima Trabuco, presidente do PSB de Camaçari. Pela Gestão Estadual, participaram Ângelo Almeida, Secretário de Desenvolvimento Econômico, Eliza Requião, diretora de Análise e Monitoramento de Incentivos Fiscais, e José Carlos Oliveira, diretor de comércio, serviços e oportunidades da SDE. 

A colaboração entre a AEPC, com a nova gestão municipal, e o Governo do Estado da Bahia reforça o compromisso de unir esforços para criar soluções que, de forma efetiva, promovam desenvolvimento econômico e social, gerando mais oportunidades e que promovam qualidade de vida dos cidadãos.

A agenda de compromissos com o Estado da Bahia e Município de Camaçari seguirá aberta e novas tratativas serão encampadas nos próximos meses.

Acesse www.aepccamacari.com.br e saiba mais sobre o Polo Plástico de Camaçari.

Rolar para cima