
Nessa quinta-feira (28/11), estudantes do curso de Logística do Senac – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial na Bahia visitaram a sede da ASPIL – Aspiração e Serviços Industriais, para vivenciarem, na prática, as rotinas que envolvem o setor, com a finalidade de aprimorar o conhecimento obtido em sala de aula. A experiência foi acompanhada pela Josiane Ferreira, supervisora de suprimentos na empresa.
Fundada em 5 de novembro de 1995 em Feira de Santana-BA, a ASPIL foi criada para prestar serviços diferenciados de limpeza e manutenção industrial no Polo Petroquímico de Camaçari. Em 1998, passou a atuar em todo o território nacional, ampliando seu portfólio com a atividade de carregamento e descarregamento de catalisadores em reatores com ambientes inertes ou aerados na indústria química e petroquímica.
Já o Senac – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial é uma instituição privada sem fins lucrativos, que foi criada com o intuito de proporcionar a formação de menores aprendizes e a qualificação profissional de adultos. A instituição é filiada à Confederação Nacional do Comércio, uma vez que por Decreto-Lei nº 8.621, de 10 de janeiro de 1946, o Governo Federal atribuiu ao órgão a obrigação de organizar e administrar, no território nacional, escolas de aprendizagem comercial. Com o intuito de descentralizar e ampliar sua área de atuação e de poder atender a reivindicação de vários setores da economia, o Senac se estabeleceu em todo o país.
Para Josiane Ferreira, “receber os concluintes do Curso de Logística do SENAC reforça o nosso compromisso com a disseminação do conhecimento, bem como “abrir portas” para que possam vivenciar experiencias fora do ambiente acadêmico. Com isso, pudemos despertar para o que precisa ter um bom profissional da área, construindo ideias e pensamentos futuros para com suas carreiras. Foi realizado um momento de interação com o ambiente da ASPIL e posteriormente a visita ao nosso Almoxarifado, para que pudessem observar na prática, tudo o que foi apresentado”, disse a supervisora.

Na visitação “foi realizada a integração e acesso dos estudantes à área industrial, pelo SESMT (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), através da plataforma audiovisual, posteriormente o vídeo institucional da ASPIL, para que pudessem observar a atividade desenvolvida pela organização e posteriormente a equipe de Suprimentos demonstrou o Sistema de Gestão e Controle de estoque e a visita ‘in campo’, que ocorreu no Almoxarifado primário e secundário”, acrescentou Josiane.
O Senac Bahia destacou a visita técnica na Aspil em suas redes sociais, que “com o intuito de proporcionar uma aproximação com a realidade da profissão, permitindo o conhecimento prático e a vivência do dia a dia dessa área. Parabenizamos o Senac pelo incentivo e desejamos boa sorte aos futuros Técnicos de Logística”.
Alessandra – que é aluna do curso Técnico em Logística do Senac Bahia – participou da visita e elogiou a iniciativa da empresa. “Gostaria de agradecer pela dedicação e acolhimento, em como a visita foi informativa, de forma que pudéssemos entender da maneira mais branda possível. O sistema Geocapex, que tivemos a oportunidade de conhecer, um sistema leve e fácil de compreender e que vocês mesmos fizeram a adaptação, o que é mais interessante”, afirmou ela.
“Gostei muito ver a Logística com outros olhos. Gostaria de agradecer novamente pela oportunidade de conhecer essa empresa, acredito eu que é mais que uma empresa, é uma família, que nos abraçou com tanto carinho e que ficamos com mais vontade de conhecer os outros espaços. Gratidão a todos colaboradores que fizeram isso acontecer”, finalizou Alessandra.

A AEPC continuará a fomentar a integração entre escola, alunos e empresas, inclusive firmando parcerias que possam direcionar os profissionais capacitados para as vagas de emprego existentes em todo o Polo Plástico.
Saiba mais sobre a ASPIL – Aspiração e Serviços Industriais no site aspilltda.com.br ou acesse a nossa página na internet, www.aepccamacari.com.br .

