Diretoria da AEPC e empresários do Polo Plástico participaram de ato do Governo da Bahia com a montadora chinesa BYD, em Camaçari.

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Ocorreu no último dia 7 de dezembro em Camaçari evento promovido pelo Governo da Bahia e os executivos da montadora chinesa BYD, mais representantes de diversos segmentos sociais e personalidades políticas, além daquelas afetas ao ambiente empresarial da região (setores petroquímico, químico e de serviços). A diretoria da AEPC esteve presente com uma comitiva de empresários. Na ocasião, o governador também sancionou a lei que isenta o IPVA de veículos elétricos de até R$ 300 mil, e estabelece em 2,5% do importo para veículos elétricos de valor superior, como medida de incentivo à vinda da fabricante asiática para o Município e a redução de emissão de poluentes na atmosfera.

Jerônimo Rodrigues destacou as expectativas para o desenvolvimento econômico e social da região, a partir da instalação da BYD no município, para a produção de veículos elétricos e híbridos, caminhões, ônibus e outros insumos. “Viemos aqui hoje apresentar um cardápio de investimentos que já vem acontecendo em Camaçari, preparando a cidade para dinamizar a sua economia e gerar renda. Estamos em diálogo com a comunidade, e queremos que todos os setores estejam preparados para o desenvolvimento que virá”, ressaltou o governador.

A vice-presidente global da BYD, Stella Li declarou que a obra para a construção das plantas terá início em fevereiro de 2024, e que a previsão é de que, no mesmo ano, comecem a ser montados os primeiros veículos na unidade baiana. A produção na fábrica está prevista para começar em 2025, com nova perspectiva de 300 mil veículos produzidos por ano. “Vamos começar em breve os processos de qualificação e seleção, e tenho uma mensagem muito clara: estejam preparados. Não só para a estrutura de funcionários e mão de obra para a fábrica, mas para dispor de bons restaurantes, bons hotéis. Teremos uma oferta de 10 mil empregos diretos e indiretos”, declarou Stella Li, que pontuou os planos da BYD em investir em pesquisa e intercâmbio de estudantes na China.

O diretor presidente da AEPC, Fernando Muniz, ressaltou a importância da chegada da BYD para Camaçari, destacando a posição estratégica que o Polo Plástico desempenhou quando da Ford, e que está preparado para continuar a desempenhar, abrigando diversas empresas que auxiliavam e atendiam as linhas produtivas da montadora norte-americana, condição que deve atrair as novas parceiras, o que elevará o protagonismo da região. “O município vive mais um momento importante na sua história industrial desde o Polo Petroquímico. A vinda da BYD, que já é uma realidade, trará impactos muito significativos não somente na economia, gerando riquezas, emprego e renda, mas no desenvolvimento social e tecnológico da cidade e da Bahia. A promessa de nos tornar um verdadeiro parque tecnológico revela o tamanho da magnitude desse projeto, e o Polo Plástico pode e deve colaborar para o resultado”, afirmou Muniz.

Fernando pontuou, ainda, que, através da AEPC, o Polo Plástico encaminhou ao Governo do Estado ofício com pauta de demandas relacionadas ao bairro industrial, dentre elas a necessidade de implantação de base da Polícia Militar para reforço na segurança pública, bem como a requalificação de vias e a criação de um regime fiscal diferenciado para a localidade, com o objetivo de atrair novos negócios em apoio à montadora chinesa.

Alberto de Boni Neto, sócio diretor da Produmaster, destacou os diferenciais competitivos e ambientais dos veículos elétricos e híbridos, que têm baixo consumo de energia, alta autonomia, baixa emissão de ruídos e zero emissão de poluentes, fatores que atuarão positivamente para redução dos índices climáticos e, acima de tudo, elevarão a economia do município de Camaçari.

O empresário Jamilson Brito da Silva, da Ferreira e Brito, que participou da comitiva da AEPC, fez questão de consignar a necessidade de uma firme atuação, por parte dos maiores protagonistas da economia (Estado e Município), no sentido de desenvolver e refinar ainda mais os laços comerciais entre a montadora chinesa e as empresas instaladas no Polo Plástico, evidenciando a capacidade de atendimento às demandas do mercado.

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