Por que associar-se?
Por que associar-se à AEPC?
A AEPC – Associação Empresarial do Poloplast de Camaçari foi fundada em 2005 e está prestes a completar 20 anos. Sua representatividade está sendo solidificada através de um trabalho árduo e profissional da nova gestão, fato que repercutirá positivamente para as próximas décadas.
Com a AEPC as empresas associadas podem se fazer representar junto às instituições públicas e/ou privadas, obtendo, com isso, vantagens que somente o associativismo pode proporcionar em tempo e modo hábeis.
Todo empresário, dos mais novos aos mais experientes, já ouviu falar sobre a importância de construir uma boa rede de contatos para conseguir melhores resultados para o seu negócio. Mas, na prática, nem sempre é fácil encontrar empreendedores com afinidades e experiências em comum, dispostos a compartilhar experiências e contribuir com o crescimento um do outro.
Justamente para propiciar essa interação e estimular a geração de negócios existem associações empresariais espalhadas por todo o país.
Normalmente, além de organizar programações voltadas à capacitação e desenvolvimento dos empresários, essas instituições também oferecem produtos e serviços que facilitam a rotina do empreendedor com condições especiais e, acima de tudo, trabalham em defesa do livre comércio nos momentos mais delicados.
Se você ainda não conhece os benefícios que o associativismo pode trazer para você e para o seu negócio nesse momento, separamos alguns pontos interessantes para você avaliar. Confira:
1. Maior representatividade junto ao poder público e instituições privadas.
Através da associação a representação dos interesses locais torna-se mais efetiva e promissora, tendo em vista que aquela pessoa jurídica representa toda uma coletividade de empresas, onde muitas das vezes são pouco atendidas nos seus pleitos individuais.
A AEPC tem se destacado neste aspecto, trazendo para o Polo Plástico a atuação mais incisiva do poder público, nas esferas estadual e municipal, garantindo, com isso, a manutenção da infraestrutura e a melhoria dos serviços, a exemplo da reativação da linha de ônibus “Poloplast x Centro” e “Poloplast (Circular).
Do ponto de vista privado, destaca-se, também, as parcerias que estão sendo firmadas com entidades como o SESI Bahia, o SENAI CIMATEK, o COFIC, dentre outros, tudo com o objetivo de aperfeiçoar as ferramentas de trabalho existentes e gerar, com isso, benefícios diretos às empresas associadas.
2. Representação administrativa e judicial de demandas afetas aos(às) associados(as).
O IPTU – Imposto Predial Territorial Urbano está sendo calculado acima do que determina a lei para aquela região? O ISS – Imposto Sobre Serviços para as empresas associadas não obedece aos critérios definidos em lei? Benefícios fiscais para o Polo Plástico não são aplicados como deveriam?
Estar associado(a) à AEPC garante que a entidade represente, defenda e pleiteie, administrativa ou judicialmente, medidas que assegurem o direito das empresas associadas, otimizando e facilitando o acesso ao Judiciário para toda aquela coletividade. E os efeitos dessas decisões afetam positivamente a SOMENTE, quem estiver associado(a).
No nosso exemplo, há algumas ações em andamento: i) Criação de um Regime Fiscal Diferenciado para o Polo Plástico (pedidos municipal e estadual protocolados em 2023); ii) Novo zoneamento através do PDDU para criação do “Poloplast 2”, com projeto de lei aprovado pela Câmara dos Vereadores em dezembro de 2023; iii) Instalação de Base da Polícia Militar (CIPE POLO) no complexo empresarial; iv) Outros.
3. Acesso a produtos e serviços mais baratos.
As associações comerciais costumam disponibilizar diversos produtos e serviços que facilitam a rotina do empreendedor com condições especiais para os seus associados. Na prática, esses benefícios podem ajudar a reduzir os custos fixos da sua empresa e torná-la mais competitiva no mercado — o que é ainda mais importante em tempos de crise.
No caso da AEPC, as ofertas vão desde os pacotes de benefícios junto ao SESI Bahia (Saúde Primária + Segurança do Trabalho + Medicina Ocupacional), convênios com instituições educacionais para os(as) colaboradores(as) das empresas associadas, farmácias, rede hoteleira com preço em desconto etc.
Maiores informações a respeito dos benefícios estão listadas em nosso site na internet: aepccamacari.com.br.
2. Incentivo ao mercado.
A máxima “a união faz a força” tem tudo a ver com associativismo. Ao se filiar a uma associação empresarial, participar ativamente das programações e compartilhar o conhecimento absorvido com os seus colaboradores, aplicando-o no dia a dia da empresa, você ajuda a movimentar e fortalecer a indústria local, que é o mais prejudicado em períodos de recessão.
Com a atuação da AEPC, hoje atuamos para atração de mais negócios ao Polo Plástico, inclusive com a chegada da montadora chinesa BYD, visando ampliar o leque de opções empresariais, possibilitando a geração de uma economia solidária local: uma associada consumindo serviços e produtos de outras e vice e versa.
3. Networking.
Outro grande benefício de fazer parte de uma associação comercial é a possibilidade de estreitar o relacionamento com outros empreendedores. Essa, aliás, é uma alternativa interessante para ampliar sua rede de contatos quando você não tem muita habilidade ou oportunidades de fazer novos relacionamentos.
Nas programações promovidas pelas associações — sejam presenciais ou virtuais —, sempre há espaço para que os empresários compartilhem suas experiências e ideias, troquem dicas de fornecedores e até encontrem novas parcerias.
Essa rede de apoio pode ser crucial para te ajudar a conseguir melhores resultados para a sua empresa em tempos difíceis.
4. Treinamentos, palestras e atividades de capacitação
De modo geral, as associações empresariais sempre incluem treinamentos e palestras, atividades de capacitação e até produção de conteúdo como este, para orientar os empresários, em sua rotina. Todas essas possibilidades contribuem para o desenvolvimento do próprio empreendedor, da sua equipe e da empresa como um todo.