A AEPC

Conheça a história da AEPC

A Associação Empresarial do Polo Plástico de Camaçari (AEPC) surge da necessidade de ampliação da representatividade das empresas instaladas no complexo industrial frente ao Poder Público Municipal e Estadual, além de outras entidades voltadas para o desenvolvimento econômico e social.

A AEPC foi fundada formalmente em fevereiro de 2005 por alguns empresários situados no Polo Plástico, a exemplo do primeiro diretor presidente o Sr. Tadeo Sanches Oller, que dirigia a empresa Sol Embalagens Ltda., além da Mondial Eletrodomésticos, SIAN Sistemas de Iluminação Automotivo, Britânia, Tecnoval (atualmente Valgroup-BA), Resil Minas, Expresso Nepomuceno etc.

Destaca-se que com a fundação da AEPC o ambiente industrial do Polo Plástico passou a ter um dinamismo e maior protagonismo junto à Administração Pública, a exemplo da firmação e assinatura do “PACTO PELO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL DE CAMAÇARI” no ano de 2006, que resultou em diversas obras de infraestrutura em todo o complexo industrial, o que possibilitou a manutenção e ampliação de postos de trabalho, além de atuação em áreas sociais.

Nas áreas sociais a AEPC busca consolidar uma agenda propositiva para os empregados das empresas associadas através de ações afirmativas locais, inclusive com a prática de esportes coletivos, a exemplo do futebol com o “Campeonato do Poloplast”, bem como pela participação em eventos promovidos por entidades filantrópicas, apoiando diretamente projetos que busquem reduzir as desigualdades e promoção do bem-estar da população de Camaçari.

 

A atuação da Associação não se resume às ações da diretoria. Comissões temáticas atuam para o aperfeiçoamento das ferramentas de trabalhos das empresas parceiras sediadas no Polo Plástico, a exemplo das práticas de Recursos Humanos, Saúde e Medicina do Trabalho, Meio Ambiente, Desenvolvimento Técnico, Segurança Pública etc. Os projetos são elaborados por profissionais que compõem os quadros de empregados das associadas.

A Associação Empresarial promoveu – e ainda o faz! – a integração dos interesses do empresariado local, seja através do próprio associativismo de representação como também pela projeção do ambiente industrial para além dos limites de Camaçari, possibilitando a atração de novos negócios e consequente desenvolvimento econômico.

Atualmente o Complexo Industrial Plástico de Camaçari atravessa um positivo processo de transformação quanto ao mix de atividades empresariais, demonstrando a sua plena capacidade de requalificação e melhorias. Desde a matéria-prima plástica o Polo abriga segmentos do tipo: indústrias de fabricação e montagem de eletrodomésticos; Centros de Distribuição Logísticos; Limpeza Industrial; Transportadoras; Armazéns Gerais; Serviços de Transportes de Pessoas; Segurança e Meio Ambiente etc.

Rolar para cima